quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Professor Guto Maia recebe homenagem na Câmara dos Vereadores de São Paulo

DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA - Uma alegria infantil 


A gratidão nos impulsiona!
Sou muito grato ao Destino por haver me concedido essa sabedoria ainda a tempo. Nunca será tarde para a gratidão. Tenho-a praticado nos últimos 20 anos e isso tem sido motivo de prosperidade.
A integridade e virtuosidade são irmãs da gratidão. Essas três juntas são imbatíveis. Elas imprimem verdade em toda ação ou atitude. Somos professores, por isso, temos a obrigação de sermos exemplos, e esse é o maior deles que pude dar para os meus alunos, meus filhos e meus amigos.
Por isso, hoje me sinto pleno e posso afirmar, com todo o exagero a que me permito, que ontem foi o dia mais feliz da minha vida. Um dia de alegria infantil, que é a mais radiante e sincera sensação que um ser pode experimentar, e todos a conhecemos um dia.
Nunca me senti tão em casa como ontem, na minha cidade, acolhido, reconhecido e amado como todo ser humano deveria se sentir todos os dias. O Pedro representava todas as pessoas que amo e que gostariam de estar presentes comigo naquele momento. Ele representava também todas as pessoas que já se foram da minha vida, mas que também gostariam de estar comigo naquele momento. Sensação é uma coisa pessoal e intransferível. E a que vivi foi única! O Pedro também é a representação viva dos 20 anos de dedicação diária a uma convicção: a de que o ensino requer generosidade extrema e renúncias. Sem isso, a Educação nunca evoluirá. O educador tem que ter certeza de que está construindo seres humanos muito melhores que ele próprio, senão o seu egoísmo e vaidade impedem que seus alunos cresçam. Continuarei acreditando nisso e continuarei buscando viver novos momentos plenos como ontem. Agora eu descobri o caminho e ele é feito da construção no dia a dia. Não há segredo e não há mistério. Trabalho, perseverança e valores constroem resultados esperados, sejam eles quais forem para a nossa realização.
Tenho uma gratidão especial a registar ao Gaetano Brancati Luigi, alguém que aprendi a admirar profundamente pelo convívio diário dos últimos anos, e que considero um exemplo de perseguição de sonhos para torná-los realidade. Isso é pura alquimia. Sou testemunha do quanto isso requer retidão de caráter e força de espírito solidário para superar obstáculos aparentemente intransponíveis em certos momentos. Luigi tem uma força impressionante!
Agradecimento ao vereador Gilberto Natalini, anfitrião dessa homenagem aos professores, na Câmara Municipal de São Paulo.
Minha gratidão para com a Associação Comercial de São Paulo também é muito grande, principalmente por um aspecto sentimental: meu pai na minha infância já era associado e retornar agora como conselheiro, me enche de boas lembranças e responsabilidades públicas, o que me encanta. Em tudo o que faço especialmente nos últimos 20 anos, procuro ter o acompanhamento do maior número de pessoas possível, pois sei que não falo mais por mim apenas, e sim em nome de muitos alunos e familiares que não têm voz. Tenho por obrigação de ofício representá-los dignamente. O meu trabalho como professor é voltado para um público vulnerável que não pode ser desiludido.
E os agradecimentos seriam intermináveis para pessoas que correm conosco no dia a dia, como a Rossana Rosengarten, minha companheira incansável que não perde a lucidez; aos meu filhos, Demian, Diego e Cauê, que também são professores, mestres, doutores nas suas áreas, o que muito me orgulha. E, agora, o Pedro, que aos 20 anos também se tornou professor, meu assistente. A minha realização está completa e o meu legado construído. Daqui pra frente serão os melhores anos da minha vida. Escolho isso.

https://doisdobrasil.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário